Em Breve!
Natureza | 28/05/2014

Entrevista com Marcello Dantas

O curador da Mostra Rios e Ruas, Marcello Dantas, concedeu uma entrevista em que discorre sobre a Casa Invisível, obra instalada na Praça Victor Civita para o evento Planeta no Parque, sobre a influência das artes no despertar de novas percepções e sobre o que a iniciativa Rios e Ruas representa para a cidade de São Paulo. Confira:


Qual o conceito da intervenção “A Casa Invisível”?

O conceito entende que os rios estão para a cidade, assim como os canos estão para uma casa, assim como as veias estão para o corpo e o líquido que circula nessas coisas todas é a água. Ou seja, entre os rios e nosso corpo essa água é o que nos conecta.

Então, é uma casa onde você retira as paredes e vê os tubos, aquilo que estrutura a ligação da água da cidade para a água da casa. Ela está tornando visível aquilo que já é invisível na cidade de São Paulo, que são seus rios. As paredes da casa se tornam invisíveis para que a gente possa ver os canos. Esses canos nos levam a entender que são os rios invisíveis.

Qual o papel da arte nas questões ambientais, princialmente nos problemas relacionadados à água?

A arte serve para nos fazer ver coisas, mas ela não serve como mobilizador de nada. A arte não vai nos fazer economizar água ou fazer chover. E não é esse o papel dela. A arte nos faz despertar para qualquer nova percepção, não necessariamente uma que alguém deseje que você tenha. A arte é para ampliar seu escopo de percepção. É para isso que ela serve.

O que acha da iniciativa Rios e Ruas?

É a tomada de consciência da realidade geográfica que a cidade tem, que é fascinante. A cidade é profundamente entrecortada por rios e, com passar dos anos, nós os tornamos invisíveis. A água é a matriz dessa bacia onde está instalada São Paulo. E as pessoas que moram aqui não tem nenhuma vivência com seus rios. Os únicos rios que se tem já estão estragados, que são o Pinheiros e o Tietê. Os outros rios estão todos escondidos, tampados, encanados e subterrâneos. Ter consciência disso faz você entender a geografia a qual pertence.

+ Natureza

Expedições levam paulistanos a rios escondidos Projeto recupera rios poluídos e cria jardins flutuantes sem gastar muito O dia em que chorei por um rio invisível Luiz de Campos fala sobre os Rios Invisíveis da cidade Luiz de Campos e a Educação Ambiental Entrevista com Marcello Dantas Arte urbana, consciência ambiental e bem-estar Os rios invisíveis de São Paulo Entrevista com Danilo Zamboni Você sabe como nasceu a iniciativa Rios e Ruas? Tem um rio no meio do caminho Iniciativa Rios e Ruas participa de diversos eventos em novembro Brasil ganha nota 66 em Índice de Saúde do Oceano
Socci Comunicao